Existe certo conforto em fazer as mesmas coisas todos os dias, do mesmo jeito. Há quem se alegre com a rotina nossa de cada dia, o problema é quando suas atitudes são moldadas pela zona de conforto, tudo o que você faz, ou deixa de fazer, é baseado no medo de se arriscar. Os caminhos conhecidos levam sempre a resultados previstos e você acaba vivendo um ciclo vicioso e previsível em que todos os dias são iguais e nada parece melhorar.
Novidades, geralmente, são acompanhadas de receio por nossa parte. Frequentemente pensamos em como aquilo pode nos afetar negativamente e esquecemos de considerar o quanto pode nos fazer bem e ainda evoluir como pessoas. E isso é medo. Medo de um novo relacionamento, medo de largar o emprego que te deixa doente, medo de correr atrás de um sonho e se perder. Mas há um mundo completamente novo fora do que é confortável, cheio de oportunidades e experiências.
Se o que você precisa é de um impulso, aqui estão algumas razões pelas quais você deve dar tchau à zona de conforto agora.
Você pode se arrepender se não for
Há um consentimento entre os seres humanos: é muito mais doloroso se arrepender por aquilo que não foi feito do que pelo que se fez. A questão é simples, seus erros, por mais que tragam arrependimento, ajudaram a construir a pessoa que é hoje e também te ensinaram a acertar. O que você não fez, não ensinou nada e ainda te deixa pensando naquilo por um bom tempo. ‘Ah se eu tivesse feito!’
Você nunca sabe o que pode acontecer
É possível quebrar a cara se sair da zona de conforto. E, de acordo com a Lei de Murphy, é provável que isso aconteça. Mas nunca se sabe. Você pode encontrar a chance da sua vida, o emprego da sua vida, o amor da sua vida. E mesmo que acabe em algum tipo de dor, ela te lembrará do tempo em que você se recusou a ser apenas recebedor da vida e lutou pelo que queria, acreditava ou mesmo tinha curiosidade para descobrir. Atrás da linha que separa o novo e a zona de conforto pode haver experiências fascinantes que você jamais descobriria se não tivesse coragem e acreditasse que coisas boas poderiam acontecer.
A união entre a razão e a emoção
Ser racional é muito importante na hora de tomar decisões. Você analisa os prós e contras, tenta prever possíveis resultados e escolhe a opção mais segura, a com mais chance de sucesso. Em contrapartida, tomar decisões baseando-se apenas na emoção pode ser uma furada, pois os nossos sentimentos nos enganam e frequentemente nos levam a decepção dos mais variados tipos. Pois bem, que tal fazer uma junção dos dois? Ter cautela e considerar todas as variáveis, mas sem se privar de viver algo que se quer somente porque pode dar errado, ora cedendo à emoção, ora à razão. Acertando aqui, errando ali. Se construindo, se redescobrindo e se reinventando.


Nenhum comentário:
Postar um comentário