Um dos pioneiros de humor cristão no Brasil, o site Gospel e Nerd conquistou um público fiel
Humor geek, princípios bíblicos e cultura. É possível unir os três e criar um blog que alcance mais de um milhão de pessoas? A resposta é sim e atende pelo nome de ‘Gospel e Nerd’, o maior portal Geek-Cristão do Brasil. Administrado por uma equipe para lá de nerd e de humor afiado, o site conta hoje com uma média de 25 mil visualizações mensais e 80 mil curtidas na página do Facebook. A NALU conversou com Ronan Pedrosa, criador do blog, que viu no site uma maneira de divulgar o Evangelho de forma bem humorada, desconstruindo a ideia de que o cristianismo é algo chato, sem alegria, e também um espaço para criticar o falso evangelho, que se sustenta através de teologias que fogem da verdade bíblica.
NALU: Como o Gospel e Nerd nasceu?
Ronan: A ideia veio em 2011, quando os blogs com tirinhas de memes estavam fazendo sucesso. Pensei em ter um conteúdo de humor voltado para o público cristão, mas só isso não bastava; já que eu queria algo bem característico. Quando fiquei pensando no que faltava para a página, lembrei que sempre fui admirador de HQ’s, livros, filmes, jogos e animações; então resolvi juntar toda essa temática em um lugar só. Então, para um blog que seria “gospel” e ao mesmo tempo “nerd”, nada melhor que esse título para o definir: “Gospel e Nerd”.
NALU: O conteúdo ainda segue a mesma linha do que era publicado no início?
Ronan: No início era possível acessar apenas vídeos e tirinhas. Hoje o conteúdo é mais expandido, temos colunas, canal próprio no Youtube e desenhos próprios, mas os tradicionais memes ainda são eventualmente postados.
NALU: Apesar de o nome ser bem esclarecedor, qual a visão/missão do site?
Ronan: Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que cristãos também são bem humorados, possuem cultura e são flexíveis para debater qualquer tipo de assunto; contrariamente ao estereótipo midiático.
NALU: Quantos autores havia no início do blog? E quem faz parte da equipe hoje?
Ronan: No começo eu era o único moderador do blog e das redes sociais inerentes a ele. Somente em 2015 que uma equipe ingressou para me auxiliar. A equipe hoje conta com Felipe Henrique, que administra as sugestões dos leitores, divulgação dos parceiros e os pedidos de anúncio no site. O Samuel Soares é escritor de colunas e contribuinte ativo da parte criativa. Já o Felipe Stresser é o confeccionador de montagens no PhotoShop e, assim como o Samuel, participa ativamente na divisão criativa. Eu administro o alcance do blog e das networks, comunico com os anunciantes e ajudo na criação de conteúdo.
![]() |
| Ronan Pedrosa - Criador do Gospel e Nerd |
NALU: Como é a atuação do Gospel e Nerd nas redes sociais? Qual é a resposta do público?
Ronan: Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. De todos esses, o alcance maior está na página do Facebook, que tem por volta de 80 mil seguidores. O público reage de maneira diferente dependendo do tipo de conteúdo que nós postamos. Os textos e vídeos geralmente agradam a maioria, mas quando postamos trocadilhos ou piadas criticando algum disseminador do falso evangelho, sempre nos deparamos com alguns seguidores que desgostam da publicação ou que levam para o lado pessoal. Mas a maioria dos comentários, sejam do post que for, sempre são positivos e extrovertidos!
NALU: Como funciona a escolha do conteúdo a ser publicado?
Ronan: Quando se trata de tirinhas ou charges, um dos integrantes traz uma ideia em nosso grupo pessoal online e nós discutimos em cima daquilo. Às vezes a ideia já vem pronta, e então eu autorizo e eles já postam, mas quando é apenas uma sugestão, nós debatemos e desenvolvemos aquilo até que se torne um post completo. Quando a proposta é um texto ou vídeo, nós visualizamos e avaliamos se o conteúdo tem afinidade com a proposta do site.
NALU: O que vocês pensam sobre serem influenciadores de uma geração?
Ronan: Essa é uma maneira interessante de ver o impacto de nosso trabalho na rede. Mas acredito que todo conteúdo online que tenha grande repercussão também é um influenciador de geração, o que torna nossa responsabilidade ainda maior. Espero que todo esse impacto seja positivo e que possamos influenciar as pessoas a seguirem o caminho do conhecimento bíblico e cultural.
NALU: Já pensaram em expandir para outros negócios, como por exemplo, lojas e afins?
Ronan: Por enquanto não, mas temos uma rede de parceiros em que alguns possuem lojas virtuais e até mesmo editoras. Estes contribuem com o site através de promoções e sorteios.
NALU: O que podemos esperar para o futuro do Gospel e Nerd?
Ronan: Nossa meta mais almejada é expandir nosso canal do YouTube, fazendo vídeos semanais. Todavia, ainda precisamos vencer alguns degraus para ver isso se concretizar!


Nenhum comentário:
Postar um comentário