Desfrutando o contentamento

Dicas para uma vida com menos reclamação e mais satisfação

Está cada vez difícil nos sentirmos satisfeitos com a nossa vida, sempre queremos mais. Um novo item tecnológico que precisamos ter; uma viagem incrível que precisamos fazer; uma peça de roupa; um emprego que seja a nossa cara; um casamento perfeito; uma igreja menos problemática... bem, a lista continua.  
A verdade é que vivemos e somos fruto de uma sociedade consumista e insatisfeita que nos diz que podemos ter mais, precisamos de mais e devemos ter mais até nos sentirmos verdadeiramente completos. Depois de um tempo, percebemos que passamos boa parte da vida em busca dessa satisfação idealizada e perdemos muitas oportunidades de sermos felizes com as pequenas coisas.
Mas atribuir a culpa somente a essa sociedade deturpada nos faz pessoas irresponsáveis e acomodadas. A consciência do contentamento e alegria, mesmo durante privações de qualquer natureza, deveria ser uma prioridade nas nossas vidas e muitas vezes ela só vem acompanhada de um bom relacionamento com Deus. E se você luta para encontrar essa satisfação, aqui vão algumas dicas de como atingir isso.
  1. Encontre a harmonia entre o real e o ideal
Você não pode ser abatido pelas circunstâncias duras da vida e precisa ter fé que mesmo que a vida não esteja como gostaria, ela não está de todo ruim. E sempre há algo bom. Se você focar nos erros, nos problemas, nas necessidades e injustiças, provavelmente vai querer passar o resto de seus dias deitado no sofá comendo porcaria. O segredo do equilíbrio está em aceitar as dificuldades sem ignorar as oportunidades. Mesmo que a realidade seja dolorosa, Deus sempre pode abrir uma porta e te levar a lugares inimagináveis.
  1. Desfrute do que você tem
Numa época de consumismo desenfreado, sempre estamos precisando de coisas novas porque as nossas ficaram velhas ou simplesmente saíram de moda. Mas será que precisamos mesmo de tanta coisa assim? De mais um par de sapatos, de um celular hi-tech e de tantas outras coisas? Se somos cristãos e cremos na Bíblia como a Palavra de Deus, devemos ter a confiança de que Ele nos dá/deu/dará tudo que necessitamos. Isso não implica, porém, que não vamos passar por contrariedades, até porque não foi isso que nos foi prometido. Então, se a vida sentimental vai mal, desfrute da sua família; se a vida financeira está prejudicada, agradeça pela saúde e se, de alguma forma, tudo parece estar indo de mal a pior, desfrute da presença de Deus, apresentando a Ele suas necessidades, entregando nas mãos Dele tudo que te falta e espere pacientemente pelo Seu agir.
  1. Entenda que Deus está no controle
A partir do momento em que você começar a entender isso, vai atingir novos patamares na sua relação pessoal com Deus. Sim! Ele está no controle, cuidado de cada detalhe. Muitas vezes parece mesmo impossível que Deus esteja se dignando a controlar os acontecimentos da nossa vida, “mas, tem tanta coisa dando errado que seria impossível que Deus esteja importando tanto a ponto de estar no controle”. O problema é que a gente quer dividir o controle com Deus, como se entregássemos o volante para alguém, mas a todo o momento estamos lá, de novo, tentando guiar, tentando decidir, tentando arrumar maneiras de resolver os problemas da nossa maneira. Mas Deus não precisa da nossa ajuda, Ele precisa apenas que confiemos e nos entreguemos de corpo, alma e espírito, Ele precisa que acreditemos que Sua vontade e Seu tempo para nós são sempre os melhores.
4. Acrescente à sua vida as coisas certas e encha-se delas
A palavra “Acrescente” poderia desconstruir todo nosso esforço para nos sentirmos satisfeitos mesmo em meio às dificuldades. Se eu preciso estar feliz com o que tenho, por que devo acrescentar mais alguma coisa? A diferença está naquilo que se acrescenta e nada tem a ver com bens materiais ou mais horas de uma falsa liberdade que te faz esquecer momentaneamente os problemas. Tem mais a ver com atitudes e a forma como você se comporta diante dos contratempos. Que tal ser mais amoroso, bondoso, piedoso e fraterno? Ou então o que diz sobre perseverar firme nas promessas do Pai? E quanto ao domínio próprio, tão em falta nos nossos dias? As coisas certas são aquelas que te levam a amar mais a Deus acima de todas as coisas que te faltam e te fazem amar ao teu próximo como a ti mesmo. Essas coisas te levam a buscar o reino de Deus e a sua justiça, tendo a garantia que todo o resto te será acrescentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram