Nem sempre é fácil ter o coração grato quando as coisas não estão acontecendo exatamente do jeito que planejamos. A vida pode estar difícil, o desemprego pode ter chegado até você, um relacionamento pode ter acabado, os amigos não estão tão presentes como disseram que estariam. E mesmo passando por tudo isso, você abre a Bíblia e lá está escrito “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18).
E agora? Nosso coração entra em uma batalha com o nosso espírito. Sabemos que devemos ser gratos até pelas coisas que não deram certo, mas o nosso sentimento não é esse. O nosso sentimento é o de questionar: Por que eu estou passando por isso, Deus? Como poderei ser grato quando tudo está tão errado? As dúvidas são tantas, o descontentamento também.
Mas há uma revelação sobre ‘dar graças’ que muito desconhecem. Gratidão não é sentir. Gratidão é decidir. É acordar em um dia chuvoso, quando você havia planejado ir à praia, e decidir ser grato por aquela chuva mesmo que ela tenha mudado seus planos. É aceitar cuidar do filho de uma amiga, mesmo quando você já havia planejado usar seu dia de outra forma, e decidir ser grato por isso. É decisão. Não sentimento.
Não é tão simples quanto parece, afinal, é um desafio. Mas é possível. Muitas vezes decidir ser grato significa abrir mão da preocupação com algo e entregar nas mãos de Deus, porque você é grato porque aquilo está acontecendo e não vai mais se preocupar com isso.
Em alguns casos, decidir ser grato pode doer, porque seus sentimentos estão feridos e você tem que abrir mão dessa dor e declarar que é grato por ela. É entender que a experiência, boa ou ruim, vai cooperar para o seu bem, tudo vai cooperar para o seu bem, mesmo que você não entenda. “Pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Deus não nos disse ‘sejam gratos quando sentirem vontade’ ou nem mesmo ‘sejam gratos quando seu coração estiver cheio de gratidão’, não! Ele nos disse para sermos gratos em todas as circunstâncias, note que ele não disse ‘apenas em circunstâncias favoráveis’, é em todas. Não importa como você se sente a respeito de algo. Seja grato e pare de permitir que seus sentimentos tenham voz superior àquilo que Deus nos disse para fazer.

Nenhum comentário:
Postar um comentário