Eu quero estar sensível à Sua voz


Certa vez, conversando com uma amiga, ela me disse: “Hoje eu consigo ouvir a voz de Deus até vendo um filme ou série”, ao que eu respondi quase que sarcasticamente: “Isso é que é sensibilidade à voz de Deus”. Inicialmente cética a respeito da declaração de minha amiga, comecei a desejar isso: ouvir a voz de Deus mesmo em lugares que eu não estava procurando.
É claro que isso não acontece simplesmente porque eu quero. Para que aconteça, é necessário que parta de mim a vontade de querer ouvi-lo, é preciso que eu dê o primeiro passo em direção a Ele e a um relacionamento íntimo e profundo com Ele, se não for assim, o Pai pode até falar através dos mais variados “canais”, mas eu não ouvirei por simplesmente não estar prestando atenção. É como uma estação de rádio, se você não sintonizar naquela frequência, não tem como ouvir o que eles têm a dizer.
E esse tal de relacionamento íntimo e profundo com Deus é algo difícil de construir. Não porque Ele seja um Deus inalcançável ou indisponível, mas por sermos falhos e pecadores e por vezes acabarmos nos rendendo às milhares de coisas que exigem nossa atenção, tempo e energia todos os dias. Então cabe a nós elegermos nossas prioridades, encontrando tempo e energia para dedicar nosso tempo e coração ao Senhor. Tiago 4:8 nos diz que o Senhor nos espera para um relacionamento com Ele: Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!. E de perto é tão mais simples ouvir a voz Dele.
Relacionamento não é como uma casa que você constrói e quando chega em certo ponto o trabalho acaba. Relacionamento (de qualquer tipo) precisa de trabalho constante, de dedicação ininterrupta, de reparos periódicos. Chega uma hora que ações que faziam efeito não fazem mais e é hora de mudar de estratégia para que a relação não se desgaste e acabe. E quando a relação com Deus é quebrada, nós ficamos quebrados, vazios, incompletos. Ouvir a voz dEle se torna uma coisa rara e sem essa voz guia ficamos perdidos e propensos a tropeçar. É andar em terreno desconhecido durante a noite sem nenhuma iluminação.

E após mudar a forma como estava me relacionando, eu consegui, como a minha amiga, ouvir a voz de Deus em séries, em conversas que ouvi sem querer, nas atitudes de estranhos no meio da rua. Mas isso não me torna íntima de Deus se eu não continuar tentando ouvi-lo, se eu não continuar procurando-o em todos os lugares. E a minha oração é que eu e você possamos fazer isso: buscar a Deus sempre. É certo que em alguns momentos falharemos, mas Ele é misericordioso para perdoar e estará sempre disposto a nos ter por perto, a falar conosco e nos apontar o caminho. A minha oração é que você possa ouvir Deus em todos os lugares, de todas as formas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram